sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Não terceirize sua felicidade. Só você é responsável por ela


Acredito que muitos chegam a achar essa frase um pouco perturbadora, mas, na vida de muitos, essa é a realidade. É difícil para alguns de nós (para não dizer todos) aceitar esse fato porque é da nossa natureza querer sempre alguém para nos fazer companhia, para amar, poder chamar de nosso, para ter com quem contar em momentos bons e ruins e claro, para nos fazer felizes. Mas é nesse ponto que está o nosso erro.

Nenhum de nós temos que achar que a nossa felicidade tem que depender de outra pessoa. Vamos sempre nos sentir frustados e desapontados com a pessoa no momento em que nossa felicidade depender dela, pois ela não vai corresponder às nossas vontades e não vai agir da forma que esperamos que aja (como gostaríamos que a pessoa fizesse). Vamos começar a achar que ela tem a obrigação de fazer de tudo para nos fazer feliz, mas a verdade é que a gente precisa aprender a ser feliz sozinho e não terceirizar nossa felicidade.

Para muitos, essa tarefa pode ser considerada bastante difícil. Mas como podemos aprender a fazer isso? Acredito que a melhor forma de começar a colocar em prática sua felicidade é ficar sozinho, não correr para alguém só por estar carente e, principalmente, não pular de relacionamento em relacionamento como alguém que troca de roupa. Você deve descobrir as alegrias e os bons momentos que existem fazendo coisas que você gosta, desde ir ao cinema até um passeio ao ar livre (ou fazer coisas novas e acabar encontrando paixões em atividades que antes não sabia que tinha). Essa é uma excelente forma de dar o primeiro passo.

Nós passamos a dar mais valor para a felicidade com a pessoa amada quando conseguimos ser feliz por nossa conta, sem precisar de alguém. Com isso, você vai poder desfrutar de todos os momentos ao lado dessa pessoa. Quando isso não acontece, você só vai estar despejando em alguém algo que ela não tem culpa. E é com isso que aparece sentimentos ruins, como raiva, ciúmes e até possessividade por que você não sendo feliz sozinho, vai acreditar que a pessoa não tem o direito de ser feliz longe de você e isso é algo que prejudica ambos os lados.

Quando conseguimos fazer nossa própria felicidade, estamos cheios com sentimentos bons e prontos para alguém, que também deve ter sua felicidade. Porque não temos que estar pela metade esperando encontrar alguém para nos completar, temos que nos transbordar e transbordar o outro.

Por isso não devemos terceirizar jamais nossa felicidade. Você tem sempre que estar se completando e não esperar alguém que faça isso por você porque não devemos deixar nossa felicidade depender daquilo que não depende de nós. Dependemos de nós mesmos para sermos felizes.

3 comentários:

  1. É um assunto delicado, mas que precisa ser discutido sempre mesmo. Infelizmente a auto-estima de algumas pessoas ajuda nessa dependência, mas é importante sempre buscar um caminho ou descobrir novos caminhos sozinhos. Quando a gente sabe que pode fica tudo menos complicado.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir